Unix File System

abril 10, 2009

Pela primeira vez ando mexendo com servidores FreeBSD. Devido a necessidade específica da atividade que estou fazendo, em conjunto com a equipe que estou, chegamos a conclusão que o FreeBSD nos atenderia de uma forma muito melhor.

Assim, com um mundo novo na minha frente, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o sistema de arquivos, o UFS. Algumas vezes é possivel achar referências que UFS pode ser chamado de Berkeley Fast File System, BSD Fast File System ou FFS,mas isto é errado. UFS e FFS são sistemas de arquivos diferentes, sendo o FFS o sistema de arquivos padrão na maioria dos “Unixes”.

Basicamente, a diferença entre FFS e UFS é que o UFS define o layout do disco enquanto o FFS roda em cima do UFS provendo informações da estrutura de diretórios, e uma varidade de otimizações de acesso ao disco. Acredito que posso considerar que UFS e o FFS sejam dois lados de um mesmo sistema de arquivos, sendo que o UFS pode ser compartilhado com outros sistemas de arquivos usando uma política de armazenamento diferente.

UFS2 teve uma mudança em seu layout em relação a UFS1, isto para um melhor suporte a “Extensão de Atributos”, no mais, as principais caracteristicas do UFS1 são mantidas. Em relação a performance, o UFS2, diferencia-se devido a inicialização preguiçosa dos inodes, sendo executado muito mais rápido.

Uma coisa que me chamou a atenção no sistema de arquivos, é o uso de Soft Updates, diferentemente do Journaling.

Soft Updates é uma alternativa para Journaling para se manter a integridade dos dados em disco. Diferentemente de um sistema com journaling, Soft Updates trabalha ordenando os meta-dados escritos para garantir a consistência após um crash. Uma vantagem em relção aos sistemas com Journaling, e que sistemas de arquivos com Soft Updates podem ser montados imediatamente após um crash, pois não tem um log de resposta como os sistemas com Journaling. Com Sof Updates os dados são ecritos de modo assíncrono, impedindo a incosistência do sistema de arquivos.

É possível implementar a checagem de integridade do sistema de arquivos com Journaling no UFS2 usando GEOM, nesse documento tem mais informações:

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/articles/gjournal-desktop/article.html

Neste link, há uma comparação interessante entre UFS e XFS:

http://linux-xfs.sgi.com/projects/xfs/papers/xfs_white/xfs_white_paper.html

Anúncios

Uma resposta to “Unix File System”


  1. Osti,

    Muito bom artigo. Realmente o foco tem que ser este: a melhor ferramenta para cada problema.

    um abraco,

    Otávio


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: