Distributed Nagios eXecutor

outubro 12, 2008

O Nagios é uma ferramenta que possibilita uma liberdade grande para monitoração de sua rede. Para Monitoração Distribuída não seria diferente. Na documentação oficial do Nagios, você tem um modelo bem interessante de monitoração distribuída.

Porém essa sugestão pode ser um pouco problemática vendo que as checagens passam a ser “tratadas” por um agente externo ao Nagios, além de existir duplicidade nas configurações do Nagios entre  o servidor principal e os servidores distribuídos. Outra coisa é o fato que se um serviço falhar para um servidor, pela lógica do Nagios todos os outros serviços iram falhar, se você precisa de um SLA no final do mês, boa sorte:).

Não seria interresante se para montar uma monitoração distribuída com o Nagios, as configurações ficassem um um único arquivo, no servidor central? Adicionar e remover servidores que seram integrados a monitoração distribuída sem alterar configurações?

Sim seria, e alguém já teve as mesmas dúvidas, e por meio de um Event Broker o DNX age como um intercepta-dor de comandos, verifica, e encaminha para o host certo, assim ele distribuí a carga entre os servidores e mantém a configração simplificada.

Mais informações:

http://dnx.sourceforge.net

http://tech.lds.org/index.php?option=com_content&task=view&id=107&Itemid=68

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: