FastCGI

abril 6, 2008

Para quem programa em Perl, Python, Ruby, Shell Script,C… etc para Web, percebe uma certa lentidão em renderizar uma página nestas tecnologias. O motivo disto é que o interpretador para servidor Apache geralmente instalado nos servidores, é o mod_cgi.

O mod_cgi, para renderizar linguagens como o Ruby por exemplo, demora cerca de 10 segundos para ler somente o core da linguagem. Dependendo de sua necessidade, isso pode ser inviável.

O FastCGI é um protocolo para interface com o servidor web, uma variação para interpretação de CGI. Originalmente escrito pela Open Market e disponibilizado pela licença MIT.

Sua principal característica é reduzir o overhead do servidor web, aumentando a performance, permitindo uma melhor forma do servidor web trabalhar com as requisições. Trabalha de forma full-duplex com o servidor Web.

Como dito acima, uma requisição para interpretação do Ruby on Rails em um servidor Apache com o mod_cgi é de cerca de 10 segundos somente para o core da linguagem. Utilizando o mod_fastcgi para o Apache, essa renderização cai para menos de 1 segundo.

Outra característica interessante, é a integração por meio de API fornecida pelo FastCGI, para sua aplicação, provendo inúmeras qualidades para melhorar suas aplicações Web.

Abaixo segue alguns documentos explicando como o FastCGI trabalha. Para quem desenvolve para Web é precisa de escalabilidade em suas aplicações, o FastCGI é perfeito:

http://www.fastcgi.com/

http://www.fastcgi.com/devkit/doc/fcgi-spec.html

http://en.wikipedia.org/wiki/FastCGI

http://www.fastcgi.com/docs/OpenSource99/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: