Celulares

março 4, 2007

Há algum tempo adquiri o celular da Motorola C650. No começo busquei informações de como utilizar algumas funções fornecidas pelo Kit da Motorola, originalmente criado para outra plataforma, para roda-las em meu Desktop GNU/Linux. Bom depois de algumas jornadas, encontrei ferramentas fantásticas que descrevo rapidamente abaixo:

Moto4lin

O moto4lin é uma ferramenta ótima para gerenciar arquivos entre o aparelho celular e o Desktop. Ele interage junto com o p2kmoto, responsável pela leitura e escrita no sistema de arquivo do celulares da Motorola.

No site oficial do projeto você pode observar uma lista completa dos aparelhos da Motorola suportados.

Kmobiletools

Este por sua vez é um ótimo aplicativo , também baseado em QT como o moto4lin, para gerenciar sua lista de contatos, realizar ligações, e ler e enviar SMS. Tem suporte a uma infinidade de aplicativos e se integra muito bem a outros aplicativos do KDE.

Conectando a Internet pelo Celular

Para utilizar meu celular como modem, eu encontrei duas opções interressantes.

A primeira foi o GPRS easy connect. É um programa gráfico, baseado em GTK, que realiza conexões GPRS em sistemas GNU/Linux e FreeBSD. Um pouco chato de se instalar, se você baixar os fontes do programa, mas ele é muito simples de se usar.

Após a instalação você configura os parâmetros de sua operadora, a localização do dispositivo no sistema, o modelo do aparelho, e pronto, só conectar.

A segunda alternativa, na minha opinião, é bem mais simples de se utilizar, foi o Wvdial.

O Wvdial é um programa simples para facilitar sua conexão a internet. Ele detecta automaticamente seu modem, no caso seu celular vai ser considerado um modem, e provavelmente ele estará no dispositivo: /dev/ttyACMO. Depois do modem detectado ele criará um arquivo de configuração em /etc chamado wvdial.conf. Neste arquivo para que você conecte-se a internet pelo celular é necessário saber o número que seu modem disca ao se conectar a operadora de seu celular. Bom essa parte foi a mais chata de se encontrar.

No meu caso a operadora é a Tim, então meu arquivo de configuração (/etc/wvdial.conf) ficou assim:

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyACM0
Baud = 460800
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = USB Modem
Phone = *99***2#
Username = tim
Password = tim

Existem outras alternativas e essa tipo de conexão, como o KPPP, mas não posso falar sobre elas pois nunca utilizei.

Finalizando

Estes são os a aplicativos que utilizo para que meu celular se comunique com meu Desktop. Caso o celular não for reconhecido automaticamente, verifique se o módulo cdc_acm está carregado, cheque as permissões de grupo do dispositivo, ou edite o arquivo no UDEV para definir um outro grupo sempre que o aparelho for detectado no sistema. E se alguém conhecer outros aplicativos por favor me informe :-).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: